quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Os truques de Oliver


De garotão cabeludo...

James Trevor Oliver é um cara que entende do riscado.

Disléxico, agitado e cheio de energia, com 16 anos entrou na prestigiada escola de culinária de Westminster e desde então engrenou na carreira de chef.

Foi descoberto por uma produtora de TV em 96, enquanto era assistente em um restaurante. Seu jeito de moleque descolado lhe rendeu duas temporadas apresentando o The Naked Chef, programa de TV que foi ao ar em 98 e 99.

Mesmo sem formação acadêmica, Oliver é um cara que saca de marketing. Ou é, no mínimo, esplendidamente assessorado.

Percebeu que, enquanto colecionava primaveras e constituía sua própria família (ele é pai de Poppy Honey Rosie, Daisy Boo Pamela e Petal Blossom Rainbow, vejam só que fofo), sua audiência também amadurecia. E começou a alterar gradualmente o estilo de seus programas.

Veio então Oliver's Twist, dedicado ao público jovem que mora sozinho, e Jamie's School Dinners, no qual realizou uma campanha em prol da melhora do cardápio oferecido nas escolas britânicas, basicamente constituído de fast food.

De guri descolado para guru de jovens adultos, e daí para figura consciente da alimentação da próxima geração. O que faltava então?

... a paladino (e galã) da alimentação natural.

Foi aí que veio meu programa favorito: Jamie at Home, baseado na premissa de que é possível cozinhar delícias saudáveis e orgânicas a partir de ingredientes cultivados e colhidos de seu próprio quintal. A evolução estava completa, certo?

Errado. O caboclo ainda anda se aventurando em projetos sociais com o objetivo de transformar jovens de áreas carentes de diversos países do mundo em chefs renomados.

Neste momento (literalmente, já que ele próprio postou a informação no Twitter há alguns minutos), Jamie está lançando uma aplicação para iPhone na qual guia cozinheiros de fim-de-semana (como este tomatinho que vos fala) por receitas de no máximo 20 minutos.

O que vocês acham: ele entende ou não de marketing?

Interessou? Então vá lá e conheça mais sobre o chef da unha mais suja da televisão: https://www.jamieoliver.com/

Um comentário:

  1. Meninas, amei a idéia do blog! Que bom ter vcs três juntas! Já acompanho os individuais, agora tem mais um! Adoro Jamie! Adoro os programas dele! Ai ai!

    Marcela (cesar)

    ResponderExcluir